11 de jun. de 2016

Tiririca de flor amarela

Maravilhada com esta descoberta que fiz hoje. Tirei fotos e não trouxe um exemplar comigo mas, com certeza, voltarei para pegar mudinha!!! Nunca havia visto e achei tão delicada e linda.


Família: Hypoxidaceae
Hypoxis decumbens L.
N.V.: grama-estrela, falsa-tiririca, mariçó-bravo, maririçó-bravo, maririçó-silvestre, tiririca, tiririca-brava, tiririca-de-flor-amarela.

 "Espécie herbácea perene que se desenvolve em todo o Brasil, vegetando preferencialmente em ambientes com altitude elevada das áreas úmidas, sombreadas ou não. Ocorre com frequência em pomares e hortas domésticas e comerciais. Partes da planta são utilizadas na medicina popular."
(Fonte: MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS INFESTANTES / CAMPINAS – SP / 2011)

Fitoquímica
Esta espécie mereceria estudos bioquímicos mais detalhados, uma vez que uma outra espécie, provavelmente uma sinônima, Hypoxis brasiliensis, tem gerado patentes de produtos farmacêuticos em diversos países.

Fitoterapia
É utilizada na medicina popular das Índias Orientais para tratamento de câncer nos testículos.

Fitoeconomia
Os cormos (tubérculos) são comestíveis, e possuem uma boa quantidade de proteína, além de fósforo (P) e Zinco (Zn), são altamente mucilaginosos, e mesmo após secos em estufas, quando re-hidratados tornam-se mucilaginosos, possuindo, portanto, uso potencial na indústria alimentícia como emulsificantes. Podem ser consumidos tanto em sopas, ou com macarrão e também cozidos e fritos. Cita-se que são tão saborosos quanto as melhores batatas-inglesas.
(Fonte: https://sites.google.com/site/florasbs/hypoxiaceae/tiririca-de-flor-ama)

Nenhum comentário: