2 de jun. de 2016

Jenipapo

Qual não foi minha surpresa hoje ao encontrar um pé de jenipapo. Não vejo um desde que era menina 
pultz, faz tempo.. ;) )


Eu nem sabia que ele tinha tantas propriedades:

"O jenipapo é uma árvore da família das rubiáceas, cujo fruto dá um suco de que muitos índios brasileiros se servem para enegrecer o rosto e o corpo, e os nortistas para fazer vinho.

Utilidades Medicinais
Asma - Cozinhar o suco de jenipapo até que fique reduzido mais ou menos à metade. Tomar morno as colherada de hora em hora.

Enterite crônica - Tomar o refresco do jenipapo adoçado com um pouco de mel ou sem adoçante, à temperatura ambiente."
Fonte: http://www.agrobyte.com.br/frutas_med.htm#Jenipapo

Propriedades e uso
"O jenipapo possui uma grande quantidade de ferro em sua composição, além de cálcio, hidratos de carbono, água, vitaminas B1, B2, B5 e C. Entre as suas propriedades podemos citar: laxante, digestivo, tônico e hepático.

O suco da fruta é indicado para combater a anemia decorrente do impaludismo ou das verminoses. Faz bem a pessoas que possuem asma, é um ótimo diurético, muito aconselhado nos casos de hidropisia. Esse suco ainda pode ser usado no controle de plaquetas do sangue em pacientes que fazem quimioterapia e/ou radioterapia.

O jenipapo é usado ainda para eliminar os males do fígado e do baço, amigdalite, diarreia, doenças venéreas, sífilis, faringite, úlceras e vômitos. É possível utilizar suas folhas, casca, raiz e polpa. Essa última possui um cheiro forte, é muito ácida, mas ainda assim comestível, geralmente é utilizada na forma de compotas, sucos, doces, xaropes, bebida refrigerante e licor."

Fonte: http://beneficiosnaturais.com.br/jenipapo-e-rico-em-ferro-e-cura-anemia/

Nenhum comentário: